Home Materiais e Técnicas Taipa de Pilão
Taipa de Pilão

A técnica de construção da taipa de pilão tem origens na antiguidade. Sabe-se que algumas das primeiras cidades construídas foram feitas em taipa de pilão, sendo que, na Assíria, foram encontrados vestígios de fundações feitas em taipa de pilão que datam de 5.000 a.C. Vários trechos da Muralha da China foram construídos em taipa de pilão, e posteriormente revestidos com pedra. É uma tecnologias universal, que foi utilizada em todos os continentes e é considerada patrimônio de diversos povos. Trazida ao Brasil pelos portugueses, foi amplamente usada em nosso país durante o período colonial. Segundo afirma Gunter Weimer, em seu livro Arquitetura Popular Brasileira, “Durante quatro quintos da história do nosso país a terra se constituiu no material de construção mais importante”.
A taipa de pilão é simples e de fácil apropriação popular. Consiste em paredes de terra comprimida em fôrmas de madeira.

Residência Geovane em Dionisio Cerqueira, SC.

O agricultor familiar Tiago construindo paredes internas de taipa de pilão em Dionisio Cerqueira, SC.

A terra vai sendo compactada em camadas de 10 a 15 cm. As fôrmas são desmontáveis, e a medida que a terra vai sendo compactada, as fôrmas vão sendo colocadas mais acima. As fôrmas podem ser reutilizadas diversas vezes, pois é fácil de remover possíveis vestígios de solo das mesmas.

taipa_de_pilao-2

A terra apropriada para a construção com taipa de pilão é a arenosa, com uma proporção aproximada de 30% de argila para 70% de areia. O nível de umidade deve ser ideal, havendo água suficiente para que o material agregue, mas sem excesso para evitar trincas e rachaduras. Existem vários tipos de pilão que devem ser utilizados no centro ou nos cantos das paredes. Como todas as técnicas de construção com terra, as paredes devem ser construídas sobre uma boa fundação de pedra ou concreto, para permanecerem isoladas da umidade.

taipa_de_pilao-3

Fonte da imagem: Manual de Construcción com Tierra, de Gernot Minke.

A taipa de pilão é uma tecnologia limpa e extremamente refinada. Em diversos países da Europa esta tecnologia vem sendo resgatada e mecanizada, tornando mais eficaz os processos construtivos. As edificações em taipa de pilão têm grande durabilidade. No Brasil temos exemplos de casa de taipa de pilão com mais de 300 anos de idade.

taipa_de_pilao-5

Fonte da Imagem: Marcelo Parize Petazoni, em www.panoramio.org